terça-feira, 16 de janeiro de 2018

COMO ESCOLHER A PALETA DE CORES PARA O SEU CASAMENTO

Escolhe a paleta de cores para o casamento, não é uma tarefa fácil. E se você está na dúvida de como organizar sua paleta, esse post é pra você! Separamos algumas dicas e informações úteis para te
Você pode criar paletas distintas para cerimônia e recepção ou seguir a mesma linha em ambos. O interessante é criar uma identidade visual e aplicá-la em todos os detalhes, desde a papelaria, passando por toda a decoração até as lembrancinhas!

GOSTO PESSOAL

Uma dica a prova de erros é escolher a sua cor favorita. Se você sempre adorou uma cor, aposte nela como principal. Se gostar de mais de uma, vale ver se elas são compatíveis entre si. Mas não esqueça de ouvir a opinião do noivo! Dependendo da preferência de vocês, podem escolher as preferidas de cada um. E torcer para que combinem!

SIGNIFICADO DAS CORES

Pesquise sobre o significado de cada cor. Afinal, cada uma transmite uma mensagem e um sentimento.
Cuidado com o preto! Ele é sofisticado e elegante, mas em excesso pode deixar tudo muito pesado e depressivo. Use-o combinando com elementos que provoquem pontos de luz, como prata e cristais!

CONSIDERE O CENÁRIO

Você também deve levar em consideração o local da sua festa. Se for um ambiente campestre ou uma cerimônia pé na areia, a decoração pode ser mais descontraída, leve e alegre, com tons de verde, azul, amarelo e laranja. Já se estiver em um salão moderno, com detalhes sofisticados e tapetes vermelhos, cores como lavanda e rosa pink, por exemplo, já não irão combinar. O ideal será usar cores mais sóbrias, tons mais escuros e muitos detalhes metalizados.

GUIE-SE PELA ESTAÇÃO DO ANO

Contemple o que a natureza oferece a cada estação. Especialmente se planeja um casamento a céu aberto. As cores, então, devem complementar os tons das flores e folhagens do ambiente. Aliás, escolher as flores da decoração podem ajudar a criar toda a paleta, principalmente, se a sua opção for bem vibrante como girassóis ou gérberas.
Mas saia sempre do óbvio. Ao escolher tons de outono, por exemplo, não fique apenas no marrom e tons de laranja, considere também o castanho avermelhado, bordô, amarelo ou dourado. Que tal?

PESQUISE

Hoje há milhares de referências e inspirações pra você. O site The Perfect Palette, por exemplo, apresenta centenas de esquemas de cor, em diversas combinações, das mais usuais as mais ousadas. Vale a pena pesquisar! Fora isso, há blogs, revistas e claro, o pinterest! Você pode se inspirar em cores que estão na moda (em desfiles ou decoração de ambientes), em datas comemorativas, como carnaval, ou nas cores do ano da Pantone,

DEFINA O TOM EXATO

Cada cor pode ter tons e saturações diferentes: o azul pode ser, claro, tifanny, royal, marinho… E você vai precisar saber qual é esse tom exato para pode encomendar cada item com diferentes fornecedores.

NÃO PRECISA COMBINAR TUDO

Imagina a cena: buquê amarelo, toalhas de mesas amarelas, detalhes do bolo amarelo, flores amarelas. Nãããoooo! Quando gostamos muito de uma cor, caímos na tentação de colocá-la em todo e qualquer detalhe. E isso nem sempre funciona e o risco de ficar sobrecarregado é grande! O melhor é balancear a escolhida com uma outra ou mais cores.
                                  
    MESCLE!
Essa é a parte mais divertida! Definida uma ou mais cores base: misture! Há várias maneiras de fazer isso sem erro.
A primeira opção é escolher apenas uma principal e combiná-la a tons mais neutros, como branco, nude, cinza ou preto.
Também é possível definir um padrão monocromático seguindo vários tons de uma mesma cor, como um degradé.
Já as cores análogas seguem a mesma família e são vistas lado a lado no círculo cromático, como amarelo, laranja e vermelho ou violeta, roxo e azul.
Se optar por várias cores e achar que tudo pode ficar pesado, tente diminuir a saturação de algumas delas, deixando-as em tom pastel.
E não esqueça do branco! Ele combina com dourado, prata, preto, rosa pastel, rosa fúcsia, lilás e azul.

APLICANDO A PALETA

Agora que as cores já foram escolhidas chega a hora de definir o que será de cada cor. Essa etapa pode ir ser feita ao longo do tempo. Um profissional acostumado a lidar com decoração, certamente, vai te ajudar nessa parte. Eles já tem olhos treinados, de como compor arranjos, mesas e decoração cênica da melhor forma possível.

CONSIDERE A ILUMINAÇÃO

Não esqueça disso! A iluminação pode transformar completamente o ambiente. Para melhor ou para pior! Por isso, suas preferências devem ser bem discutidas com a equipe de iluminação cênica.

MADRINHAS NÃO FAZEM PARTE DA DECORAÇÃO

Escolher a cor do vestido da mulherada pode ser muito bonito e deixar as fotos muito mais uniformes. Mas lembre-se, você não precisa colocá-las idênticas a cor da decoração. Experimente uma tom que esteja em harmonia com sua paleta. Leve em consideração também um tom que combine com o tom da pele delas. Melhor ainda aceitar variações dos tons. Assim terá um efeito degrade, muito mais suave.

Para os padrinhos, a faixa, gravata e a flor da lapela também podem seguir o esquema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário